terça-feira, 24 de novembro de 2009

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO: Memorial de Morgana Paula Vale Rodrigues da Silva

     Meu amor pelas letras começou bem cedo. Aos 8 meses de idade já falava.Comecei a ler com 4 anos de idade (lia tudo). Como nasci em uma família humilde, logo cedo minha mãe (também professora), me matriculou na escola onde ela trabalhava, pois não tinha ninguém para ficar comigo. Eu tinha 2 anos incompletos. Era uma vida de sacrifício, de muita luta. Nunca repeti de ano, pois as dificuldades eram (e ainda são) fatores motivadores para que eu lutasse mais e as superasse, não desistindo ante as dificuldades apresentadas.
     Quando criança, amava ler gibis (Homem-Aranha, X-Men, Conan, Sônia - a guerreira), todo tipo de revistas, dicionários (era muito curiosa). Como não tinha dinheiro para comprá-los, às vezes lia na banca de revista mesmo. Devido ao fato de minha mãe ser lotada na biblioteca da escola, tive contato com os livros de uma forma mais constante. Foi nessa época, aos 10 anos de idade, que li o meu primeiro livro: A primeira reportagem, da Série Vagalume (Editora Ática). Então não parei mais: "Os três mosqueteiros", "Odisséia", "Ilíada". Destaco ainda os seguintes títulos: O caso da borboleta Atíria; O escaravelho do diabo; O rapto do garoto de ouro; O mistério das cinco estrelas. Todos da série Vagalume. Cabe ressaltar que hoje considero a série enfraquecida em qualidade literária. Por isso, deixei de lê-la.
     Durante minha adolescência, quando cursava o Ensino Fundamental II, tinha como preferências as histórias de terror, mistério, suspense, mitologia grega, lendas brasileiras e da América Latina.
     Quando cursei o Ensino Médio (fiz o chamado "científico" e o técnico em Contabilidade ao mesmo tempo), a coleção "Para Gostar de Ler" (Editora Ática) passou a fazer parte do meu rol de leituras. Destaco ainda, nessa fase, contos e crônicas em geral. O livro "O Tempo e o Vento" (Érico Veríssimo) também merece destaque, além das poesias de Vinícius de Moraes.
     Durante o Ensino Médio já havia tomado a minha decisão de cursar Letras na Universidade. Porém, meu primeiro vestibular foi para o curso de Teologia, na Faculdade Católica do Seminário da Prainha, aqui em Fortaleza. No semestre seguinte, prestei vestibular para o Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará - UECE. A habilitação do curso que escolhi era Português/Inglês, porém, quero deixar claro que a escolha do curso não era porque queria ser professora, mas porque amava (e ainda amo) a Língua Portuguesa e suas "dificuldades". Tendo em vista o meu gosto pela a literatura portuguesa, em especial a brasileira, fiz a mudança da habilitação do meu curso para a área que gostava (e gosto até hoje): Português/Literatura. 
     No período em que estive na Universidade li muito Rachel de Queiroz (Memorial de Maria Moura, O Quinze, etc), Monteiro Lobato (literatura infanto-juvenil), Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, José de Alencar (5 Minutos, A Viuvinha, Senhora etc), dentre outros. Porém, Rachel foi a autora da qual mais gostei e, por isso, o tema da minha Monografia de conclusão de curso foi sobre as diversas faces da mulher nas obras escritas por ela.
     Atualmente sou professora de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa e Brasileira do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio na rede pública municipal e estadual. Também leciono a disciplina de Redação, por acreditar que escrever bem é um dos pontos de partida para nos comunicarmos bem. Quanto às minhas preferências literárias atuais, cito Fernando Pessoa e Augusto dos Anjos como autores em destaque. Fazem parte também contos, lendas brasileiras, fábulas e a mitologia grega. Porém, o escritor número um em meu gosto pessoal é Stanislaw Ponte Preta (contos de humor negro). Antes de encerrar este breve Memorial, não poderia deixar de resgistrar algo que talvez surpreenda muita gente: mesmo tendo que ler durante a minha vida acadêmica, Machado de Assis, foi e continua sendo, o escritor cuja obra chego mesmo a detestar, com exceção de alguns raros contos (Fuga do Hospício e outras histórias).     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar