terça-feira, 24 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO V ENCONTRO – 3ª OFICINA DE TP - TP 4 - Oficina 7

RELATÓRIO DO V ENCONTRO – 3ª OFICINA DE TP - TP 4 - Oficina 7





Eu e o coordenador do Gestar II, prof. Heitor Abreu.





Área: Língua Portuguesa
Formadora: Prof.ª Morgana Paula Vale Rodrigues da Silva
Data: 17/11/2009
Local: Colégio Filgueiras Lima – Fortaleza – Ceará

OBJETIVOS
--> Estudar a relação entre a cultura e os usos sociais e funções da escrita nos contextos em que vivemos e sua importância para o ensino.
--> Trabalhar pontos fundamentais na orientação do trabalho com a leitura – os objetivos da leitura, os conhecimentos prévios do leitor e os procedimentos ou estratégias que podem ajudar nossos alunos a mergulharem nos textos.
--> Apresentação e orientações sobre as Avaliações de Entrada a fim de esclarecer ao cursista sobre a importância desse trabalho, que tem como papel o diálogo com as escolas, fornecendo um diagnóstico de qualidade, reconhecendo os pontos que precisam ser melhorados.
--> Entrega das Avaliações de Entrada com seus respectivos gabaritos e descritores.

PROGRAMAÇÃO
18h - Acolhida: Curta "Vida Maria".
18h10 - Breve comentário sobre a relação do curta com o programa do Gestar II.
18h20 - Apresentação do coordenador do Gestar II, Município de Fortaleza, Heitor Abreu.
18h30 - Apresentação em Power Point sobre as Avaliações Diagnósticas e o papel que desempenham, as fases do processo de Avaliação Diagnóstica de Entrada e de Saída, a dinâmica do trabalho, os indicadores de desempenho e as finalidades pelo coordenador do Gestar II, Heitor Abreu.
19h30 - Entrega das Avaliações de Entrada com seus respectivos gabaritos e descritores.
19h50 - Sistematização das unidades 13 e 14 - TP 4, estabelecimento dos conceitos de alfabetização versus letramento juntamente com os cursistas e comentário da atividade do "Ampliando Nossas Referências" - p.55-56, TP 4.
20h20 - Socialização dos realtos reflexivos e apresentação dos trabalhos dos alunos - Lição de casa 1, p.209, TP 4.
21h - Motivação para o tema do próximo encontro (Unidades 15 e 16 - TP 4): leitura do "Mergulho no texto", p.114, Unidade 15, TP 4.
21h20 -  Avaliação da Oficina: "Que bom... Que pena... Que tal..."
21h40 - Orientações para a próxima Oficina:
--> Leitura das unidades 15 e 16 do TP 4 e resolução das respectivas atividades.
--> Trazer o "Lição de Casa 2", p.211-212, TP 4.
--> Trazer os gabaritos das Avaliações Diagnósticas de Entrada.
22h - Encerramento.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DO EVENTO



     Durante a apresentação do coordenador do Gestar II, Heitor Abreu, juntamos as três turmas do Gestar II que funcionam no Colégio Filgueiras Lima (formadoras Morgana, Rosalina e Luiziana). Percebi que os cursistas tinham muitas dúvidas sobre a aplicação das Avaliações Diagnósticas e que também se mostraram receosos quanto ao referido processo, temendo que fosse mais uma forma de avaliar negativamente o trabalho do professor. Depois de esclarecidas todas as dúvidas,  o coordenador do Gestar II deixou bem claro que a dinâmica deste trabalho não tinha por objetivo prejudicar aos professores, mas sim promover a melhoria do rendimento escolar, dando suporte ao professor para conhecer a real situação dos alunos da rede pública municipal de ensino de Fortaleza.
     Quero deixar aqui o meu reconhecimento ao profissionalismo e competência do coordenador do Gestar II, que conseguiu dissipar as possíveis desconfianças dos cursistas ao esclarecer todas as dúvidas levantadas de forma efetiva, conferindo transparência ao processo.
     Senti que os cursistas estão cada vez mais envolvidos neste processo, querendo fazer a diferença na educação pública, acreditando no Gestar II, e fiquei particularmente muito feliz com o feedback da minha atuação na condução da Oficina. Acredito que estou no caminho certo, mas não esqueço de que a auto-avaliação é processual e de que sempre devemos considerá-la para  aperfeiçoamento de nossa prática pedagógica.



Eu e a cursista Dênia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar