sexta-feira, 12 de março de 2010

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO: Comentários sobre o documentário "Língua - Vidas em Português".

O documentário "Língua - Vidas em Português" tem 105 minutos. É uma co-produção de Brasil e Portugal e foi filmado em seis países (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão). A direção é de Victor Lopes. Ele tem como objeto central uma análise do cotidiano de muitas histórias da língua portuguesa e a sua permanência entre culturas variadas do planeta.
O documentário usa uma abordagem interessante, na qual a história é contada tanto por personagens ilustres quanto por anônimos de quatro continentes. Em cada um deles, o português deixou marcas profundas na religião, na musicalidade, ritmos. Misturou-se à cultura e às paisagens. Ele mostra que a língua é o resultado da mistura de colonizadores, imigrantes e descendentes.
Em países como Portugal, Moçambique, Brasil e Goa, fica evidente a herança portuguesa e a influência exercida que se renova constantemente. Em um contínuo movimento em torno das trajetórias de seus personagens, sempre levando em conta as experiências vividas, seus sentimentos, suas histórias de vida e o que eles pensam do futuro, o documentário mostra o dinamismo que a língua ganhou o mundo, numa relação dialética de influenciar e ser influenciada por onde passa na busca constante de sua identidade.
Outra riqueza do filme é entrar e sair da vida dos personagens, o dia-a-dia de suas vidas, a rotina diária, suas festas, buscando casais, locais de trabalho, ruas e paisagens, mostrando a riqueza cultural da língua portuguesa de cada país, cada povo, revelando a riqueza cultural de nossa língua em cada um dos países visitados, de uma língua dinâmica, tantas vezes recriada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar