domingo, 10 de janeiro de 2010

RELATÓRIO DO VII ENCONTRO – 5ª OFICINA DE TP - TP 4 - Oficina 8

Área: Língua Portuguesa
Formadora: Prof.ª Morgana Paula Vale Rodrigues da Silva
Data: 08/12/2009
Local: Colégio Filgueiras Lima – Fortaleza – Ceará

Objetivos
 Sistematizar e aprofundar as reflexões sobre as práticas do ensino de escrita de acordo com a situação sócio-comunicativa.
 Desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual.

Programação
18h – Acolhida: vídeo “Professores Apaixonados”.
18h25 – Retomada dos Estudos das Unidades 15 e 16 e debate sobre os referidos estudos.
19h25 – Sistematização dos pontos importantes da Unidade 16.
19h45 – Socialização dos relatos reflexivos e apresentação dos trabalhos dos alunos (Lição de Casa 2 – p.211-212 – TP 4).
20h35 – Atividade de produção textual: confecção de cartões natalinos para troca com o amigo secreto.
21h15 – Avaliação da oficina.
21h25 – Encerramento das atividades do ano de 2009: confraternização natalina e amigo secreto.
22h – Encerramento.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DO EVENTO
A atividade de produção textual (confecção dos cartões natalinos) foi importante para quebrar os paradigmas de certas crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita como a que diz que só devemos escrever utilizando a norma padrão. Também a referida atividade contribuiu para exemplificar a possibilidade do uso das situações do cotidiano para o ensino de produção textual.

Com isso, os professores chegaram à conclusão de que ganha o aluno, que perde o “medo” de fazer uma redação e ganha o professor, cujas aulas podem ser bem mais atraentes e dinâmicas.

Fazendo um balanço de todas as oficinas até aqui, acredito que o Gestar vem provocando uma mudança na postura dos professores cursistas e, por consequência, certamente mudará o atual processo de ensino-aprendizagem no Município de Fortaleza.

A confraternização aproximou ainda mais cursistas e formadores e reforçou a convicção de que todos temos um determinado papel na melhoria da qualidade da educação.

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