Indice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB[1] – Relação com a minha realidade profissional.
O Ideb foi criado pelo Inep[2] em 2007, tendo por objetivo “reunir num só indicador dois conceitos” considerados essenciais na avaliação da qualidade da educação em nosso país, que são a evasão escolar e o desempenho de alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio[3].
O índice está baseado em dois critérios, que são o da evasão escolar e a avaliação, através da Prova Brasil, dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. A prova é aplicada, como já foi dito anteriormente, nas séries finais de cada modalidade de ensino e abrange todo o conteúdo programático previsto do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (para os alunos de 5º ano) e do 6º ao 9º ano (para alunos do 9º ano). A última avaliação realizada foi no ano de 2007 e outra está prevista para 2009[4].
O meu trabalho no magistério da rede pública de educação do Município de Fortaleza é realizado na escola Maria Zélia Correia de Sousa, justamente nas salas de 8 e 9º ano. Segundo dados que podem ser obtidos na página http://ideb.inep.gov.br/Site, a minha escola obteve os resultados abaixo.
IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para Escola - CMES MARIA ZELIA CORREIA DE SOUSA.
Ensino Fundamental | IDEB Observado | Metas Projetadas | ||||||||
2005 | 2007 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | |
Anos Iniciais | 2,6 | 3,2 | 2,7 | 3,1 | 3,5 | 3,8 | 4,1 | 4,4 | 4,7 | 5,0 |
Anos Finais | 2,2 | 1,6 | 2,3 | 2,6 | 3,0 | 3,5 | 3,9 | 4,2 | 4,5 | 4,7 |
Fonte: Prova Brasil e Censo Escolar.
Como pode ser observado, nos índices do ano de 2007, as metas projetadas não foram atingidas, sendo que a dos anos iniciais do Ensino Fundamental superou o índice estabelecido. Outro dado preocupante é a regressão do índice obitido pelas séries finais, passando de 2,2 para 1,6, ficando 1 ponto abaixo do projetado.
Além das dificuldades de aprendizagem, temos como principal fator para a queda mencionada o alto índice de evasão[5] que nossa escola apresentou, principalmente no turno da noite. E os motivos são variados[6], mas podemos destacar: a localização da escola, por ser uma área de risco[7] e ser na periferia da cidade[8]; a carência de professores durante um período muito extenso do ano letivo; dos professores que estão lotados no turno há um índice considerável de faltas, seja por licença médica[9] ou por outros motivos. Tal realidade não mudou muito em 2009, ano de outra avaliação, sendo acentuada pela atual greve dos professores, que vem se estendendo há vários meses. E tudo isso é um forte desestímulo para o já sacrificado aluno da noite, pois ele chega na escola e não tem aula, seja por um motivo ou por outro, sendo que o atual é a supracitada greve. Por tudo isso, acreditamos que no Ideb de 2009 dificilmente a meta será atingida.
Apontar soluções para os problemas apresentados é uma tarefa complexa, que envolve todas as esferas do poder, do municipal ao federal. Requer uma atenção e uma forte vontade política por parte de todos que fazem a educação, em especial por parte de quem detém o poder de governar, para que a educação passe a ser prioridade número um não só no discurso, mas também na prática, consultando a comunidade escolar, com ela trabalhando em uma gestão compartilhada, envolvendo a família do aluno, valorizando de forma efetiva o profissional do magistério. São os pré-requesitos que consideramos como iniciais para a efetivação de uma política realmente séria para a educação nacional.
[1] O IDEB é o “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, segundo o portal http://portalideb.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10&Itemid=13, em 11/07/2009.
[2] Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, “autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro”. Fonte: http://www.inep.gov.br/default_1.htm , em 11/07/2009.
[3] Mais detalhes estão disponíveis na página eletrônica http://www.inep.gov.br/download/Ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf .
[4] Como o meu ingresso na rede estadual de ensino ocorreu em 2008, o Liceu Estadual Prof. Domingos Brasileiro, escola estadual de Ensino Médio, não fará parte de minha presente análise.
[5] Sobre o assunto, ver o documento da Fundação Getúlio Vargas, que está disponível na página http://www3.fgv.br/ibrecps/Clippings/lc838.pdf , em 12/07/2009.
[6] Isto referente ao ano de 2007.
[7] Assaltos, tráfico de drogas, etc.
[8] Quase limítrofe com o vizinho Município de Maracanaú.
[9] Quando a licença é inferior a 1 mês, são raras as vezes que vem um substituto para o lugar. E quando vem, há ainda uma certa demora em chegar.
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