domingo, 12 de julho de 2009

O IDEB na Escola em que trabalho

Indice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB[1] – Relação com a minha realidade profissional.

O Ideb foi criado pelo Inep[2] em 2007, tendo por objetivo “reunir num só indicador dois conceitos” considerados essenciais na avaliação da qualidade da educação em nosso país, que são a evasão escolar e o desempenho de alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio[3].

O índice está baseado em dois critérios, que são o da evasão escolar e a avaliação, através da Prova Brasil, dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. A prova é aplicada, como já foi dito anteriormente, nas séries finais de cada modalidade de ensino e abrange todo o conteúdo programático previsto do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (para os alunos de 5º ano) e do 6º ao 9º ano (para alunos do 9º ano). A última avaliação realizada foi no ano de 2007 e outra está prevista para 2009[4].

O meu trabalho no magistério da rede pública de educação do Município de Fortaleza é realizado na escola Maria Zélia Correia de Sousa, justamente nas salas de 8 e 9º ano. Segundo dados que podem ser obtidos na página http://ideb.inep.gov.br/Site, a minha escola obteve os resultados abaixo.

IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para Escola - CMES MARIA ZELIA CORREIA DE SOUSA.

Ensino Fundamental

IDEB Observado

Metas Projetadas

2005

2007

2007

2009

2011

2013

2015

2017

2019

2021

Anos Iniciais

2,6

3,2

2,7

3,1

3,5

3,8

4,1

4,4

4,7

5,0

Anos Finais

2,2

1,6

2,3

2,6

3,0

3,5

3,9

4,2

4,5

4,7

Fonte: Prova Brasil e Censo Escolar.

Como pode ser observado, nos índices do ano de 2007, as metas projetadas não foram atingidas, sendo que a dos anos iniciais do Ensino Fundamental superou o índice estabelecido. Outro dado preocupante é a regressão do índice obitido pelas séries finais, passando de 2,2 para 1,6, ficando 1 ponto abaixo do projetado.

Além das dificuldades de aprendizagem, temos como principal fator para a queda mencionada o alto índice de evasão[5] que nossa escola apresentou, principalmente no turno da noite. E os motivos são variados[6], mas podemos destacar: a localização da escola, por ser uma área de risco[7] e ser na periferia da cidade[8]; a carência de professores durante um período muito extenso do ano letivo; dos professores que estão lotados no turno há um índice considerável de faltas, seja por licença médica[9] ou por outros motivos. Tal realidade não mudou muito em 2009, ano de outra avaliação, sendo acentuada pela atual greve dos professores, que vem se estendendo há vários meses. E tudo isso é um forte desestímulo para o já sacrificado aluno da noite, pois ele chega na escola e não tem aula, seja por um motivo ou por outro, sendo que o atual é a supracitada greve. Por tudo isso, acreditamos que no Ideb de 2009 dificilmente a meta será atingida.

Apontar soluções para os problemas apresentados é uma tarefa complexa, que envolve todas as esferas do poder, do municipal ao federal. Requer uma atenção e uma forte vontade política por parte de todos que fazem a educação, em especial por parte de quem detém o poder de governar, para que a educação passe a ser prioridade número um não só no discurso, mas também na prática, consultando a comunidade escolar, com ela trabalhando em uma gestão compartilhada, envolvendo a família do aluno, valorizando de forma efetiva o profissional do magistério. São os pré-requesitos que consideramos como iniciais para a efetivação de uma política realmente séria para a educação nacional.




[1] O IDEB é o “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, segundo o portal http://portalideb.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10&Itemid=13, em 11/07/2009.

[2] Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, “autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro”. Fonte: http://www.inep.gov.br/default_1.htm , em 11/07/2009.

[3] Mais detalhes estão disponíveis na página eletrônica http://www.inep.gov.br/download/Ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf .

[4] Como o meu ingresso na rede estadual de ensino ocorreu em 2008, o Liceu Estadual Prof. Domingos Brasileiro, escola estadual de Ensino Médio, não fará parte de minha presente análise.

[5] Sobre o assunto, ver o documento da Fundação Getúlio Vargas, que está disponível na página http://www3.fgv.br/ibrecps/Clippings/lc838.pdf , em 12/07/2009.

[6] Isto referente ao ano de 2007.

[7] Assaltos, tráfico de drogas, etc.

[8] Quase limítrofe com o vizinho Município de Maracanaú.

[9] Quando a licença é inferior a 1 mês, são raras as vezes que vem um substituto para o lugar. E quando vem, há ainda uma certa demora em chegar.

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